plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
HAJA ÁGUA!

Belém? Dubai "vai pro fundo" após chuvas torrenciais

Cidade que é normalmente seca, fica debaixo d'água após sofrer chuvas torrenciais repentinas.

Imagem ilustrativa da notícia Belém? Dubai "vai pro fundo" após chuvas torrenciais camera Vários pontos da cidade foram alagados pelas chuvas, muitos motoristas foram obrigados a abandonarem os veículos. | Foto: Stringer/Anadolu Getty Images

Dubai, capital dos Emirados Árabes Unidos, fica localizada em uma região extremamente seca e desértica. Com mais de 2.2 milhões de habitantes. Está localizada ao longo da costa sul do golfo Pérsico na península Arábica na Ásia. O município muitas vezes é chamado de Cidade de Dubai para diferenciá-lo do emirado homônimo. A cidade é conhecida mundialmente pela sua economia extremamente desenvolvida e por seus enormes arranha-céus e largas avenidas.

Nesta terça-feira (16), choveu o equivalente a um ano em Dubai e imensas inundações repentinas foram desencadeadas, à medida que as ruas se transformavam em rios e a água corrente inundava casas e empresas.

Um vídeo chocante mostrou a pista do Aeroporto Internacional de Dubai – recentemente coroado o segundo aeroporto mais movimentado do mundo – submersa enquanto enormes aeronaves tentavam navegar pelas águas da enchente.

VEJA TAMBÉM:

Os grandes jatos pareciam barcos se movendo pelo aeroporto inundado enquanto a água espirrava em seu rastro e formando ondas nas áreas de águas profundas.

A interrupção das operações aeroportuárias continuou até quarta-feira (17), com estradas de acesso bloqueadas por inundações e várias companhias aéreas, incluindo a transportadora aérea Emirates, relatando atrasos nos voos.

A companhia aérea “low cost” Flydubai cancelou todos os voos até as 10h, horário local, da quarta-feira.

A Emirates está suspendendo o check-in para passageiros que partem de Dubai das 8h, horário local, de quarta-feira, até a meia-noite de quinta-feira (18), devido a “desafios operacionais causados pelo mau tempo e pelas condições das estradas”.

O Aeroporto Internacional de Dubai também aconselhou as pessoas a “NÃO virem ao aeroporto, a menos que seja absolutamente necessário” e disse que “os voos continuam atrasados e desviados”.

A companhia aérea disse que os passageiros que já estavam em trânsito continuarão a chegar, mas alertou que os clientes podem esperar atrasos nas partidas e chegadas.

Chuvas caíram tão rapidamente que alguns motoristas foram forçados a abandonar os seus veículos quando as águas aumentaram, as estradas se transformaram em rios.
📷 Chuvas caíram tão rapidamente que alguns motoristas foram forçados a abandonar os seus veículos quando as águas aumentaram, as estradas se transformaram em rios. |Foto: Stringer/Anadolu Getty Images

Quase 100 milímetros de chuva caíram em apenas 12 horas na terça-feira, de acordo com observações meteorológicas no aeroporto – cerca do que Dubai costuma registrar em um ano inteiro, de acordo com dados das Nações Unidas.

A chuva caiu tão forte e tão rapidamente que alguns motoristas foram forçados a abandonar os seus veículos quando as águas das enchentes aumentaram e as estradas se transformaram em rios.

Aeroportos ficaram inundados, vários vôos foram cancelados por conta da forte chuva.
📷 Aeroportos ficaram inundados, vários vôos foram cancelados por conta da forte chuva. |Foto: Stringer/Anadolu Getty Images

Um vídeo nas redes sociais mostrou água correndo por um grande shopping e inundando o andar térreo de casas.

Tal como o resto dos Emirados Árabes Unidos, Dubai tem um clima quente e seco. Como tal, as chuvas são pouco frequentes e em muitas áreas as infraestruturas, como a drenagem, são limitadas para lidar com eventos extremos.

Túneis alagados por toda a cidade, muitos pontos foram interditados.
📷 Túneis alagados por toda a cidade, muitos pontos foram interditados. |Foto: Stringer/Anadolu Getty Images

Quando a chuva caiu na terça-feira, choveu realmente. Eventos de chuvas torrenciais como este se tornarão mais frequentes devido às mudanças climáticas provocadas pelo homem.

À medida que a atmosfera continua aquecendo, ela é capaz de absorver mais umidade como uma toalha e depois expulsá-la na forma de jatos mais extremos de chuvas torrenciais.

A chuva que inundou Dubai está associada a um sistema de tempestades maior que atravessa a Península Arábica e o Golfo de Omã. Esse mesmo sistema também está trazendo um clima excepcionalmente úmido para a vizinha Omã e o sudeste do Irã.

A chuva deve diminuir na região, mas ainda pode persistir na quarta-feira, antes que o tempo seco retorne.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mundo Notícias

Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

Últimas Notícias