plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
ORIENTAÇÃO

Procurando emprego? Aprenda a fazer um ótimo currículo

Documento é uma importante ferramenta para quem procura um novo emprego ou quer mudar de carreira. Por isso mesmo, deve ser feito de maneira clara e objetiva para chamar atenção dos recrutadores

Imagem ilustrativa da notícia Procurando emprego? Aprenda a fazer um ótimo currículo camera O currículo vitae é como se fosse um cartão de visitas para que você e seu trabalho sejam conhecidos | ( Reprodução )

Elaborar um bom curriculum vitae (CV) é o primeiro passo para quem procura um novo emprego ou uma mudança de carreira. Esse documento ajuda os profissionais a chamarem a atenção do RH e se destacarem no processo seletivo.

Segundo a diretora da Gestor Consultoria, Nara D´ Oliveira, o currículo profissional é um resumo que reúne todas as experiências, qualificações e habilidades de uma pessoa. “Ele funciona como uma introdução do profissional para que os recrutadores possam conhecer sua trajetória. O currículo é o primeiro contato com o recrutador. Não adianta ser um excelente profissional, se o seu currículo não for atrativo. Caso o currículo não seja atrativo, o recrutador não saberá quem você é”, pontua.

“Esse tipo de documento é muito utilizado no processo seletivo, como um cartão de visita. Com isso, o RH consegue entender se o candidato corresponde ou não à vaga anunciada, e direcioná-lo para as próximas etapas do processo. A maioria das pessoas acha que um currículo bem apresentado precisa ser colorido ou parecendo um labirinto de tanta informação confusa. Na verdade, o recrutador prefere quanto mais simples e objetivo for. É bastante simples, basta apresentar sua carreira de forma cronológica”, frisa.

Conteúdos relacionados:

Para te ajudar, a diretora da Gestor Consultoria destacou alguns pontos sobre como personalizar o seu CV, que informações incluir, erros comuns e dicas para montar e formatar um currículo irresistível. “Não se esqueça que o seu currículo pode ser a porta de entrada para a empresa dos seus sonhos. Por isso, procure sempre conferir, organizar suas informações com clareza e otimizá-las da melhor forma para chamar a atenção dos recrutadores”, conclui Nara.

CONFIRA AS DICAS

- Leitura

Nara D´ Oliveira chama a atenção dos candidatos a terem cuidado de facilitar a leitura do documento, pois a apresentação do CV é o primeiro passo para despertar o interesse do seu possível empregador. “O texto deve ser impresso em preto e em uma fonte elegante e clássica. “Evite as muito rebuscadas, pois são mais difíceis de ler e podem causar uma impressão de pouco profissionalismo. Algumas fontes indicadas são: Times New Roman, Arial, Calibri e Verdana. Utilize um tamanho de fonte que seja agradável para a leitura. Fontes de tamanho 10 ou 12 são adequadas”, explica.

- Dados pessoais

A especialista destaca que as informações pessoais devem ser os primeiros dados a constarem no currículo. “Como elas são bastante importantes, faz sentido colocá-las em primeiro lugar para que os responsáveis pela seleção conheçam quem passará pela avaliação. Nesta seção, então, é interessante colocar nome completo, cidade onde mora, CEP, e-mail e número de telefone. Caso for colocar sua rede social, coloque o LinkedIn, que é uma rede social corporativa”, conta.

“Nem sempre é necessário incluir o número da carteira de habilitação no CV, mas há situações em que isso pode ser indispensável ou até tornar sua candidatura mais competitiva em determinadas vagas de emprego. Para determinadas funções, é obrigatório saber conduzir e, por isso, indicar que você tem carteira de habilitação torna-se imprescindível”, acrescenta.

Quer saber mais notícias do Brasil? Acesse nosso canal no Whatsapp

- Clareza

Uma das informações mais importantes de um currículo é o campo de “Objetivo Profissional”. Nele você deve informar às empresas qual cargo você gostaria de ocupar e o segmento dentro da empresa. Por isso, vale ter clareza e assertividade.

- Formação acadêmica

Na formação acadêmica, coloque sua escolaridade, graduação e curso de pós-graduação. Além disso, você pode acrescentar todos os cursos livres de idiomas e especialização que você já realizou no mesmo bloco.

- Experiência

Já na experiência profissional informe o nome da empresa, o período de atuação, seu cargo e inclua uma breve descrição das atividades exercidas. Nas atividades complementares conte seus hobbies, como por exemplo: trabalhos voluntários ou projetos da faculdade.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias