plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
TRAGÉDIA

Terremoto: número de mortos sobe para 126 no Japão

Após os terremotos que atingiram o Japão desde o dias 1º de janeiro, o número de mortos aumentou. Agora, já são 126 vítimas fatais

Imagem ilustrativa da notícia Terremoto: número de mortos sobe para 126 no Japão camera Chances de sobreviventes diminuem com o passar dos dias | Reprodução

No primeiro dia do ano de 2024, o Japão sofreu um abalo sismo forte que provocou destruição em algumas regiões e deixou centenas vítimas fatais e outras desaparecidas.

De acordo com a ultima atualização do governo japonês, o número de mortos subiu para 126, enquanto ainda há pelo menos mais de 200 pessoas desaparecidas entre os escombros deixados pelo terremoto.

As equipes de buscas seguem tentando encontrar sobreviventes, mas, a cada hora que passa, as chances são menores. A previsão de neve para o fim de semana na região da província de Ishikawa, epicentro do tremor na costa oeste do país insular, e as estradas destruídas dificultam o trabalho dos bombeiros. A previsão de autoridades é de que o balanço de óbitos continue a aumentar.

CONTEÚDO RELACIONADO

Na última quinta-feira 940, duas idosas foram resgatas dos escombros com vida. As senhoras estavam debaixo das próprias casas que caíram com o terremoto.

Além dos tremores, o Japão vive um alerta para possíveis tsunami. "Estou plenamente consciente da extensão dos danos causados", disse o primeiro-ministro Fumio Kishida diante da atualização do número de mortos. "Rezamos sinceramente pelo descanso das almas dos que morreram", afirmou.

Este é o maior registro de mortos desde o os terremotos de 2016, que atingiram a região de Kumamoto. Na época, foram 276 mortes.

Kishida pediu aos funcionários do governo que acelerem os esforços de emergência para restaurar as estradas principais destruídas pelo terremoto, com o objetivo de facilitar os trabalhos dos socorristas.

Na cidade de Suzu, as casas onde os mortos são encontrados são marcadas e os socorristas aguardam a chegada de um legista que possa identificar o corpo junto aos familiares.

No porto da cidade, barcos de pesca estão espalhados pela costa após o tsunami provocado pelo terremoto, e ao menos uma pessoa pode ter sido arrastada ao mar.

"Eu estava relaxando no Ano-Novo quando o tremor começou. Meus parentes estavam todos lá e estávamos nos divertindo", contou à AFP Hiroyuki Hamatani, 53, em meio a veículos incendiados e postes caídos. "A casa ainda está de pé, mas não é habitável. Não tenho espaço na minha mente para pensar no futuro."

Quer mais notícias do mundo? Acesse nosso canal no WhatsApp

Cerca de 24 mil moradias estão sem eletricidade na província de Ishikawa e mais de 66 mil, sem água potável. Os cortes de água e luz também afetaram hospitais e instalações de assistência para idosos e pessoas com deficiência.

Mais de 31 mil pessoas estão alojadas em 357 abrigos, e muitas comunidades ainda estão isoladas.

"Estamos fazendo o nosso melhor para realizar resgates nas cidades isoladas. No entanto, a realidade é que o isolamento não foi resolvido na medida em que gostaríamos", admitiu o governador regional, Hiroshi Hase, nesta sexta-feira (5).

Mochizuki, 73, ficou em uma longa fila do lado de fora de um supermercado na cidade de Wajima, depois que ele reabriu na quinta-feira, à espera para comprar itens básicos.

"É uma grande ajuda que eles tenham conseguido reabrir", afirmou à Reuters depois de comprar uma caixa de adesivos térmicos, lonas de plástico azul para cobrir janelas quebradas e um par de sapatos para se proteger contra cacos de vidro que estão espalhados pelo chão de sua casa. "Mas ainda não vejo o caminho para a reconstrução."

Enquanto os deslocados têm lotado os abrigos de Wajima em busca de comida, água e outros itens básicos, alguns moradores optam por dormir em seus carros.

O terremoto destruiu a casa de madeira de Yutaka Obayashi, 75, e sua esposa Akiko, 73. Mas depois de passarem uma noite em um local improvisado em um centro comunitário, eles decidiram voltar para casa e dormir em seu pequeno veículo.

"Os olhares das pessoas me deixam muito nervoso", disse Obayashi à Reuters, enquanto sua esposa descansava em um assento reclinável no carro. "Eu não gosto de viver com muitas pessoas ao meu redor."

Situado no chamado "cinturão de fogo" do Pacífico, o Japão é um dos países do mundo onde os terremotos são mais frequentes. As normas de construção locais são rígidas, os edifícios costumam resistir a fortes tremores, e a população está habituada a situações do tipo. Muitas construções, porém, principalmente as casas de madeira, não resistiram ao sismo do Ano-Novo.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias