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RIO TOCANTINS

Sinalização orientará navegação durante as obras das pontes

Objetivo é garantir a segurança marítima e apoiar barqueiros e pescadores na identificação dos locais de passagem segura durante as obras

Imagem ilustrativa da notícia Sinalização orientará navegação durante as obras das pontes camera Estão sendo construídas duas novas pontes sobre o rio Tocantins, paralelas à que já existe | Divulgação Vale

O Consórcio Ponte sobre o Rio Tocantins (CPRT), vai começar a instalar sinalização náutica temporária na área do projeto de construção das duas novas pontes no rio, em Marabá, no sudeste paraense. Segundo a mineradora Vale, o objetivo é garantir a segurança da navegação no rio Tocantins durante o período das obras, por conta da movimentação de embarcações na região.

Em todas as etapas de trabalho embarcado haverá um canal navegável no rio. A área livre para navegação será sinalizada com boias luminosas e placas, facilitando a identificação dos locais seguros para passagem de barcos.

Serão utilizados três tipos de boias luminosas, de acordo com o projeto de sinalização. As verdes e vermelhas serão usadas para demarcar o canal navegável. Já as boias amarelas, contendo um X no topo, indicarão as áreas que devem ser evitadas em qualquer situação.

A previsão é que a implantação da sinalização náutica seja concluída neste mês. Em seguida, o CPRT deve iniciar a execução dos apoios dentro do rio, com auxílio de barcaças com guindastes e outras embarcações, para transportar as estruturas das margens ao local de instalação. Atualmente, o Consórcio executa a etapa de implantação das estacas em solo.

Apresentado à Marinha do Brasil, o plano de navegabilidade foi elaborado com base nas Normas da Autoridade Marítima (Normam) 11 e 17 que definem regras de sinalização náutica específicas para obras sobre águas, pontes e canais. A fim de reforçar a segurança das pessoas que transitam pelo rio, o projeto também foi apresentado à comunidade pesqueira da região.

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“A sinalização náutica é um dos requisitos mais importantes para a segurança da navegação. É como em uma estrada: a sinalização correta evita acidentes e protege a vida de todos que utilizam a via, de pedestres a motoristas. No rio, as boias, as placas e os avisos servem de apoio para que os navegantes se localizem visualmente, em ambos os sentidos, mesmo em situações de baixa visibilidade”, explica o líder do projeto, Marcello Puzziello.

PESCADORES ARTESANAIS

Como parte do Plano Básico Ambiental (PBA) previsto no processo de licenciamento do projeto, a Vale executa programas ambientais, como de monitoramento de água, ar e ruído, durante a execução das obras.

A empresa também desenvolve o Programa de Apoio a Pescadores Artesanais. Uma das ações já implementadas foi a constituição de um comitê gestor formado por representantes das secretarias municipais de Assistência Social Proteção e Assuntos Comunitários e de Meio Ambiente, da Colônia de Pescadores e lideranças pesqueiras localizados na área de influência direta do empreendimento. O grupo realiza reuniões periódicas para dialogar sobre o projeto.

MOBILIDADE URBANA

Iniciada em 2022, a obra das novas pontes está na fase de infraestrutura da fundação. Desenvolvido pela Vale, o empreendimento contribuirá com a mobilidade urbana do município e com a logística do transporte de minério e carga geral, como soja, milho e combustível.

O projeto prevê a construção de duas novas pontes ao lado da estrutura rodoferroviária atual, cada uma com 2,3 km de extensão. Uma ponte será exclusivamente rodoviária, o que irá desafogar o trânsito em Marabá e reforçar a ligação entre o sudeste do Pará e outros Estados. E a outra será ferroviária, contribuindo para o aumento da capacidade da ferrovia Carajás. O investimento total previsto é de R$ 4,1 bilhões. O prazo de construção da obra é de cinco anos.

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